Image Map

14 novembro 2014

Vaidade infantil, incentivar ou não?



Alguns dias atrás, navegando pelos grupos maternos no facebook, me deparei com uma imagem um tanto quanto polêmica, onde haviam duas mãos, ambas com as unhas pintadas de vermelho. A polemica foi por conta de que uma das mãos era de uma criança, que aparentava ter no máximo três anos e a outra era provavelmente da mãe, que tirou a foto para seguir o padrão tal mãe tal filha.
A questão que girou no grupo com essa foto foi a de "incentivar ou não a vaidade infantil". E diante de vários comentários tanto positivos quanto negativos e alguns que se encaixavam no meio termo, decidi vir aqui no meu cantinho expor o que eu penso sobre o assunto, contar um pouqinho como isso se passou comigo quando era pequena e também mostrar como ajo com a Mariana em relação.

Desde pequena usava batom, pintava as unhas e passava sombra. Claro que tudo isso com uma certa cautela, até porque se minha mãe deixasse, eu ia para a escola parecendo uma aprendiz de palhacinha, com a sombra um olho de cada cor e na boca com batom verde que tinha na minha palheta de maquiagem do R$1,99. E por mais que meus pais permitissem que eu usasse dessa minha vaidade, mesmo quando criança, não foi por isso que tornei minha aparência prioridade e nem com que esses cosméticos e essa liberdade tenha me feito uma pessoa fútil e cheia de frescuras hoje, como muitas mães apontaram que seria uma reação futura a essa "liberdade de vaidade" em seus comentários na foto citada um pouquinho anteriormente no texto.


O que realmente eu sou contra nesse respectivo assunto, é o exagero. Até porque, mesmo para adultos, qualquer coisa em excesso acaba ficando feio. E um exemplo de exagero em relação a vaidade infantil são as participantes do programa Pequenas Missis, que passa no Discovery Home and Health (Tv fechada). Olhar para aquelas crianças me causa uma estranheza gigantesca. Não consigo entender porque aquelas mães apóiam e muitas vezes até impulsionam suas filhas a tal exposição e adultização. Fiquei tão ansiosa para querer me expressar sobre que acabei de certa forma, esquecendo que muitos leitores podem não saber do que se trata esse programa, então vou explicar: No Pequenas Missis, crianças participam de concursos de beleza, e não são concursos de belezas "ao natural", que mesmo assim seria ridículo e já causaria um desentendimento psicológico tremendo na cabeça dessas crianças, mas são concursos onde elas/eles são submetidos(os) a maquiagens pesadas, química nos cabelos e em um episódio já cheguei a ver até mesmo uma das crianças fazendo bronzeamento artificial, sim! Ah, e sem falar que não são só crianças, mas também bebês. Isso sim eu sou totalmente contra, fazer com que crianças coloquem em primeiro plano sua vaidade, e deixem em segundo brincadeiras e até mesmo os estudos e aprendizado e assim tornar esse prazer natural feminino algo que foge passa bem longe do significado de saudável.


Talvez eu faça parte do meio termo, se pensarmos que existem esses "adultos mirins" apoiados e impulsionados pelos pais á esse exagero, mas como isso só acontece com uma pequeníssima parcela (graças ao lorde), eu sou a favor sim de deixar com que crianças desabrochem essa vaidade saudável
pensando no dia a dia e em algo que não fuja do normal e que realmente faça parte das vontades delas.
Eu permito com que a Mari passe batom, com que ela escolha a cor de esmalte que ela quer nas unhas e em alguns momentos, já cheguei até em passar sombra nela enquanto eu me maquiava e ela pedia (claro que tudo isso sem preparar a pele, rs). Só não deixo que isso se torne uma rotina na vida dela. Priorizo a naturalidade da fase em que ela esta no momento e não deixo com que essa vaidade ultrapasse a infância.