Image Map

27 setembro 2014

Como fazer um stop motion + novidade no canal

Para quem ainda não sabe, estou me dedicando mais ao canal e isso com certeza inclui torna-lo mais atrativo e fazer com quem ainda não é inscrito ter a vontade de conhecer um pouco sobre o "E Agora, Mãe?".  Então, decidi então fazer um trailer, mas não conseguia pensar em nada diferente, até que a Mari ganhou um super kit de massinha de presente da titia Lê. Ieeeeeee! E de primeira veio a ideia de fazer o trailer no estilo stop motion com massinha.



Diário de bordo: 

Tenho que admitir que foi um tanto quanto complicado desde o começo, alias desde a parte de conseguir pensar em o que fazer. Sabíamos que seria um stop motion, mas que personagens montar? Que história contar? Foi aí que com a ajuda do Lucas e da minha irmã Isabela que decidimos fazer algo simples mas que ficasse bem feito.
O Lu, logo de primeira teve a ideia de usar um aplicativo de celular que nos ajudasse com esse projeto, que fosse feito exatamente para isso e que facilitasse na parte da edição no final. Para quem pretende fazer um vídeo nesse estilo, ou apenas tem a curiosidade de conhecer um pouco o aplicativo que usamos é para iOs 7 e chamasse Stopmotion mesmo rs. (Não sei se está disponível para Android, se alguém souber deixe nos comentários).
Após a luz do aplicativo estar em nossas cabeças tentamos idealizar os personagens e a história que iriamos transmitir, o que para mim, foi a parte mais difícil. Mas com pouco tempo e pensando juntos, já tínhamos tudo em mente e só precisávamos mesmo começar a gravar.
O Lucas ficou de cameraman, a sa segurava a base para não mexer e eu dei vida aos personagens enquanto cuidava da Mariana rs.
De primeira não deu certo, o zoom da câmera na hora de gravar esta bem enquadrado porém quando íamos visualizar aparecia toda a bagunça que estava em volta da base e aí tivemos que começar novamente. Mas na segunda vez já acertamos.
Foi um pouco cansativo e algo que para ser realizado necessitamos de muita paciência. Mas depois de vermos o resultado com certeza todo o trabalho e a dor na mão do Lucas de ficar segurando a maquina na mesma posição valeu a pena!


Dicas para quem pretende fazer:


Acho que depois de todo o trabalho e toda aprendizagem e informações que consegui coletar depois desse stop motion, é um pouco injusto não compartilhar com quem quer fazer algo parecido. Então vai aí algumas dicas:
♥ Como disse usamos um aplicativo de celular chamado StopMotion (iOs7), o que facilitou muito nossa vida na hora de editar;
♥ Sempre procure estar visualizando o que você já filmou, para que assim, se conter algum erro você possa refazer a filmagem a tempo de não "ferrar" tudo;
♥ Para dar movimento aos personagens e objetos e ficar algo legal e bem feito, procure move-los o minimo possível a cada foto tirada;
Mantenha a base fixada, para que não saia do lugar;
♥ Só realize esse tipo de projeto se você tiver muita paciência, afinal para dez segundo de vídeo foram mais de 100 fotos tiradas;
Ajuda é sempre bem vinda. Alias, é quase que impossível fazer um stop motion sozinho.
♥ Procure algo que mantenha a câmera sempre na mesma posição, pois só o que pode se mover são os personagens;
♥ Não é preciso que esse tipo de vídeo seja feito apenas com massinha. Use sua imaginação! E lembre-se, nada de plagio!

Espero que essas dicas ajudem e estarei a disposição para responder mais dúvidas no e-mail amandaggarcia@live.com ou pelo imbox da página do "E Agora, Mãe?" no face.
Super beijo <3