Image Map

29 agosto 2013

Papo de mãe: Autismo com. Wilma Costa

Navegando pela internet me deparo com uma lindesa de mulher e super mãe de quatro lindos bebês que é a Wilma que tem 27 anos e teve sua primeira gravides com 17. Descobri depois de um tempo fuçando nas redes sociais dela que o Viktor, um de seus pequenos tem autismo. Fiquei meio sem jeito de pedir para que ela desse essa entrevista pra gente mas tomei coragem e pedi. Ela é muito simpática e contou tudo o que eu tive curiosidade de saber sobre o o autismo do Viktor e estou super feliz de estar podendo compartilhar o universo da mamãe Wilma com vocês. 




"Obrigada flor por ajudar a abordar esse tema do autismo que poucos conhecem"

Com quantos anos o Viktor tinha quando descobriu o autismo dele e como descobriu?

 O Viktor tinha 4 anos quando descobrimos que ele tinha autismo, depois que ele já estava na escola.

Qual foi sua reação ao saber que ele teria mais dificuldades do que outra criança para se adaptar ao meio em que vivemos?

No começo foi um susto , mas me preocupei em ajudar, correndo atrás de todos os tratamentos possíveis...Sabia que ele poderia sofrer alguns preconceitos porque o autismo não é um assunto bem discutido ultimamente e as pessoas acabam sendo ''ignorantes''.

Qual o grau do autismo do pequeno e lindo Viktor?

O grau dele é do mais leve graças a Deus! Ele tem mais dificuldade na fala, mas faz de tudo !

Ele faz algum tratamento?

Sim, ele faz tratamento de fonologia, com psicopedagogas, psicólogos ...

Qual foram os sinais que te levaram a descobrir o autismo do seu filho?

Ele deu sinais de autismo desde pequeno, mas nunca pensei que seria autismo...Quando ele entrou na escola a professora e a pedagoga da escola pediram para que eu procurasse um especialista porque ele tinha dificuldade em aprender letras e números e de vez em quando tinha alterações de humor... Depois de um exame chamado ELETROENCEFALOGRAMA e uns testes feitos por psicopedagogas chegaram a conclusão que era AUTISMO.

Em qual momento é mais perceptível essa diferença entre o Viktor e seus outros pequenos?

Não vejo diferença entre eles e meus outros filhos pelo fato deles tratarem o Viktor de forma igual, sem preconceito e distinção !

Ele atualmente esta estudando? Como foi a adaptação dele com os demais colegas de classe e os professores? 

Ele estuda sim, numa escola normal, mas na sala ele tem uma monitora só pra acompanhar os deveres dele,
 os coleguinhas já sabem que ele é especial, tratam ele muito bem, as vezes tem as briguinhas normais de crianças, mas é raro !

Saindo um pouco do assunto autismo, como esta sendo seu universo materno com três bebês e agora quase quatro com a vinda da pequena Larah?

 Meu universo materno tenho desde os meus 17 anos! Deixei de fazer muitas coisas por eles e é assim até hoje e sabe, Não me arrependo! Troquei minhas festas noturnas por festinhas de aniversário de amiguinhos deles, troquei meu cineminha com as amigas pra ir ao cinema pra assistir apenas desenhos, clube, shopping...Tudo com eles !

Eles são minha vida pro resto dos meus dias !


E quem quiser continuar acompanhando a vida da mãezona e dos seus pequenos é só seguir: ASK e FACEBOOK